Papa pede à comunidade internacional proteção aos direitos das crianças

Cidade do Vaticano, 16 nov (EFE).- O papa Francisco pediu nesta quarta-feira à comunidade internacional que proteja as crianças e os adolescentes e garanta o acesso deles à educação, em um discurso feito por ocasião do Dia Internacional dos Direitos das Crianças, que será celebrado no próximo domingo.

"Faço um apelo à consciência de todos, instituições e famílias, para que as crianças sempre sejam protegidas e seu bem-estar seja vigiado, para que não caiam nunca em formas de escravidão, recrutamento em grupos armados ou maus-tratos. Peço à comunidade internacional a que vigie suas vidas, para que garanta a cada menino e menina seu direito à escola e à educação, para que seu crescimento seja calmo e que olhem confiantes ao futuro", pediu na audiência geral desta quarta-feira, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Durante seu discurso, o pontífice também lembrou os afetados pelos terremotos que sacudiram recentemente o centro da Itália e que causaram notáveis danos em diversos povoados do país.

Antes, o papa dedicou a catequese à "obra de misericórdia" que representa "sofrer com paciência os defeitos do próximo".

"Acontece, às vezes, que as pessoas irritantes são próximas da gente: entre os parentes sempre tem alguém, no trabalho também não faltam", disse Jorge Bergoglio, antes de lembrar que "nós também muitas vezes somos problemas para os demais".

Francisco pediu que as pessoas façam um "exame de consciência" para ver se elas próprias também não são, em algumas ocasiões, difíceis de lidar, já que é "fácil apontar com o dedo os defeitos e os erros dos outros".

"A exigência de aconselhar, admoestar e ensinar não nos deve levar a nos acharmos melhores do que os demais, mas, mais do que isso, nos impulsiona a entrar em nós mesmos para verificar se somos coerentes com o que pedimos aos demais", acrescentou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos