Putin pode ter última reunião bilateral com Obama em cúpula da Apec no Peru

Moscou, 16 nov (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, pode se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante a cúpula de líderes do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), que começa nesta sexta-feira em Lima, capital do Peru, anunciou nesta quarta-feira o Kremlin.

Apesar de não haver uma reunião bilateral programada, que seria a última entre os dois antes de Obama deixar o poder, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, disse ser "óbvio" que ambos cruzarão de uma forma ou de outra nos corredores da cúpula.

Putin viajará ao Peru para "participar da cúpula", disse o porta-voz, mas não aproveitará a ocasião para visitar outros países da região. "Ele irá apenas a Lima", apontou Peskov.

A relação entre Putin e Obama nunca foi boa e pirou nos últimos dois anos, sobretudo por causa da guerra na Síria e da intervenção de Moscou no conflito da Ucrânia, incluindo a anexação da Crimeia.

O Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec) é a maior associação comercial do mundo, reúne 54% do PIB global, 50,3% das exportações e um mercado de 2,85 bilhões de pessoas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos