Temer pede que países vizinhos reforcem segurança nas fronteiras

Brasília, 16 nov (EFE).- O presidente Michel Temer inaugurou nesta quarta-feira uma reunião de segurança fronteiriça com autoridades de Argentina, Bolívia, Chile, Uruguai e Paraguai, às quais propôs a elaboração de uma "estratégia comum" contra o crime organizado.

"A novidade das últimas décadas é que as alianças (entre os criminosos) se tornam mais complexas e atravessam fronteiras", disse Temer, que pediu aos países representados na reunião para que "combatam unidos a globalização do crime transnacional".

A reunião, proposta pelo governo brasileiro, é realizada em Brasília e tem como objetivo analisar a situação de segurança nas fronteiras desses seis países sul-americanos.

Segundo Temer, "um dos maiores dramas do presente, que alcança níveis de violência intoleráveis e atravessa fronteiras é o narcotráfico", que "tem característica de tragédia" por seu impacto nas sociedades e deve ser combatido com ações multinacionais.

"Temos que usar nossas energias contra o crime transnacional e talvez a solução seja operações permanentes" e conjuntas nas zonas de fronteira, disse o presidente brasileiro a título de "proposta".

Participam da reunião os chanceleres de Bolívia, David Choquehuanca, e Paraguai, Eladio Loizaga, enquanto a Argentina está representada pelo ministro da Defesa, Julio César Martínez.

As delegações de Chile e Uruguai estão lideradas pelos respectivos vice-ministros das Relações Exteriores, Edgardo Riveros e José Luis Cancela.

Pelo lado brasileiro, além de Temer e do ministro das Relações Exteriores, José Serra, marcam presença os ministros da Defesa, Raul Jungmann, e Justiça, Alexandre de Moraes, entre outras autoridades, que durante a reunião discutirão uma série de propostas para melhorar o combate ao crime organizado nas fronteiras.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos