Turquia nomeia seu primeiro embaixador perante Israel em cinco anos

Ancara, 16 nov (EFE).- O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciou nesta quarta-feira a nomeação do primeiro embaixador do país euroasiático perante Israel após cinco anos de relações diplomáticas congeladas entre os dois países.

O novo embaixador será Kemal Oktem, até agora assessor de Relações Exteriores do primeiro-ministro, Binali Yildirim, e especialista no Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores.

Erdogan fez este anúncio após Israel designar Eitan Nae, até agora diplomata em Londres, como embaixador em Ancara, no que é o último passo na normalização de relações diplomáticas entre os dois países.

Turquia e Israel suspenderam as relações em 2010 quando tropas israelenses mataram dez ativistas turcos ao abrir fogo contra o Mavi Marmara, parte da "flotilha da liberdade" que tentava romper com o bloqueio israelense da Faixa de Gaza.

Em 2011, Ancara retirou seu embaixador de Tel Aviv e expulsou seu colega israelense na Turquia, e após cinco anos de relações diplomáticas tensas, ambos países assinaram em junho deste ano um acordo em Roma para recuperar os laços diplomáticos.

A Turquia impôs três condições para normalizar as relações: uma desculpa de Israel pela atuação de seu Exército contra a embarcação, uma compensação econômica para as famílias afetadas e o fim do bloqueio a Gaza.

Ancara declarou estar satisfeita com a desculpa formal oferecida já em 2013 e com a compensação econômica de US$ 20 milhões, enquanto também deu por válida certa flexibilização do bloqueio contra Gaza, que permite à Turquia enviar ajuda humanitária através de Israel. EFE

dt-lvm/ff

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos