Cantor Leonard Cohen morreu após sofrer uma queda durante a noite

Los Angeles (EUA.), 17 nov (EFE).- O cantor canadense Leonard Cohen, morreu em 7 de novembro aos 82 anos enquanto dormia após ter sofrido uma queda no meio da noite, segundo relatou seu manager, Robert B. Kory, em comunicado publicado na internet.

"Leonard Cohen morreu enquanto dormia após ter sofrido uma queda no meio da noite de 7 de novembro", afirmou seu manager em mensagem publicada na página "cohecentric", dedicada ao artista.

"Sua morte foi súbita, inesperada e tranquila. Ficam seus filhos, Adam e Lorca, e seus três netos, Cassius (filho de Adam), e Viva e Lyon (filhos de Lorca)", acrescenta.

A morte do lendário cantor e poeta, que tinha 82 anos, foi comunicada oficialmente em 10 de novembro, três dias após ter morrido.

Seu filho Adam confirmou no último dia 12 em sua página de Facebook que tinham enterrado o autor de "Suzanne" em Montreal.

"Minha irmã e eu acabamos de enterrar meu pai em Montreal. Acompanhados somente pelos parentes mais próximos e amigos de toda a vida; ele foi depositado na terra em uma caixa de pinheiro sem adornos, junto com sua mãe e seu pai. Exatamente como tinha pedido", explicou Adam Cohen.

O filho do cantor garantiu que enquanto escrevia essas palavras pensava de novo em seu pai, do qual destacava-se por uma "mistura única de auto-desprezo, dignidade, elegância acessível, carisma sem audácia e cavalheirismo ao velho estilo".

Nascido em 21 de setembro de 1934 em Montreal (Canadá) no seio de uma família judia, Cohen começou de jovem a se interessar pela poesia e, especialmente, pela obra do espanhol Federico García Lorca.

Após publicar seus primeiros poemas e passar uma longa temporada na Grécia, Cohen estreou na música com o disco "Songs of Leonard Cohen" (1967), considerado uma obra prima e que incluía canções como "Sob Long, Marianne" e "Suzanne".

Sua voz grave e profunda e seu elaborado estilo literário, no qual misturava reflexões românticas com temas espirituais e existenciais, abriram passagem em uma cena folk americana na qual figuravam também Bob Dylan e Joni Mitchell, entre outros artistas. EFE

rml/ff

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos