Equipe de Trump não espera grandes anúncios da reunião com Shinzo Abe

Nova York, 17 nov (EFE).- A equipe de transição presidencial dos Estados Unidos confirmou a reunião desta quinta-feira do presidente eleito, Donald Trump, com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, mas deu a entender que não se esperam grandes anúncios após essa reunião.

Trump, acompanhado pelo vice-presidente eleito, Mike Pence, se reunirá com Abe por volta das 17h (horário local, 20h em Brasília), segundo confirmou em declarações aos jornalistas a assessora de Trump Kellyanne Conway, que qualificou a reunião como "muito informal".

"Acho que uma conversa mais a fundo sobre temas políticos e relações entre Japão e Estados Unidos terá que esperar até depois da inauguração (do mandato de Trump)", acrescentou Conway, que atuou como chefe de campanha de Trump.

Abe é o primeiro líder internacional a se reunir com o presidente eleito desde que o candidato republicano ganhou as eleições do dia 8 de novembro, embora Trump e Pence tenham falado por telefone com 30 governantes.

O primeiro-ministro do Japão fará um parada em Nova York a caminho de Lima, onde participará da cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-pacífico (Apec), na qual estará, entre outros, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos