Garrafa com mensagem leva 6 anos para flutuar da Nova Zelândia até o Chile

Santiago do Chile, 17 nov (EFE).- Uma garrafa com uma mensagem em seu interior demorou seis anos para percorrer os mais de 9 mil quilômetros que separam a Nova Zelândia do Chile, através do Oceano Pacífico, até chegar às mãos de um pescador do arquipélago Juan Fernández, informaram nesta quinta-feira veículos de imprensa chilenos.

A mensagem, assinada pela neozelandesa Anna Reid e encontrada pelo chileno Pablo Rivadeneira, diz: "Se você encontrar esta garrafa no oceano, por favor acrescente nesta mensagem com quem você está, o que você faz, aonde você vai e suas coordenadas", segundo a rede estatal da televisão chilena "TVN".

Após a descoberta da garrafa, o prefeito da ilha, Felipe Paredes, decidiu entrar em contato através de Facebook com a autora da mensagem, que garantiu que redigiu a nota por simples diversão e comentou: "o quão pequeno é nosso mundo".

A garrafa foi lançada em 6 de junho de 2010 durante uma viagem da autora em um barco junto com seus pais pelo golfo neozelandês de Hauraki.

O arquipélago Juan Fernández fica a 680 quilômetros do litoral continental do Chile e é conhecido porque em uma de suas ilhas é chamada hoje de Robinson Crusoé, uma homenagem ao famoso romance de Daniel Defoe, que se inspirou na aventura real de Alejandro Selkirk, um marinheiro que sobreviveu na ilha durante quatro anos no princípio do século XVIII.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos