Merkel garante a Obama um maior compromisso em defesa

Berlim, 17 nov (EFE).- A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, se comprometeu nesta quinta-feira perante o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a aumentar a despesa em defesa e afirmou que seu governo havia "entendido" as mensagens de Washington nessa direção.

"A Alemanha entendeu essa mensagem e começou a reagir", garantiu a chanceler, após sua reunião com Obama, para destacar que esse é o compromisso partilhado pela Alemanha e os outros países europeus.

Obama, por sua vez, lembrou como a Otan foi um pilar da segurança transatlântica durante sete décadas.

"A cooperação com nossos parceiros europeus na Otan foi um pilar de nossa segurança durante sete décadas", disse Obama.

Ambos sublinharam que essa cooperação está ditada em parte por interesses, mas também e antes de tudo por valores comuns entre os quais se destaca a defesa da democracia.

Obama realiza sua última visita a Berlim como presidente dos Estados Unidos e afirmou que segue mantendo a mesma fé nos valores ocidentais que tinha durante sua primeira visita, quando ainda não era presidente.

"Lembro da minha primeira visita há oito anos. Ainda não era presidente e ainda não tinha os cabelos brancos, mas sigo tendo a mesma fé de então nos valores ocidentais", disse.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos