Começa em Berlim última reunião de Obama com aliados europeus

Berlim, 18 nov (EFE).- A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, recebeu nesta sexta-feira em Berlim os líderes de Espanha, Mariano Rajoy; França, François Hollande; Itália, Matteo Renzi, e Reino Unido, Theresa May, para analisar pela última vez com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, os principais desafios da agenda internacional.

A cúpula começou às 9h10 GMT (7h10 em Brasília) na Chancelaria, onde Merkel, Obama, Rajoy, Hollande, Renzi e May abordarão o futuro das relações transatlânticas após a eleição do republicano Donald Trump como presidente dos Estados Unidos.

Na reunião, segundo informou o governo alemão, os seis líderes analisarão as relações com a Rússia, a guerra na Síria, o conflito ucraniano, a luta contra o Estado Islâmico e a crise dos refugiados.

Obama, que ontem teve uma reunião bilateral com Merkel, deixará Berlim com destino ao Peru após esta cúpula, ponto final de sua última viagem antes de deixar a Casa Branca.

Os cinco líderes europeus se despedirão dele à espera de Trump, com a confiança, destacaram ontem Merkel e Obama, que o presidente eleito dos EUA mantenha a aliança transatlântica e respeite os valores comuns.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos