Ex-ditador filipino será enterrado no Cemitério dos Heróis

Manila, 18 nov (EFE).- O ex-ditador das Filipinas, Ferdinand Marcos, será enterrado nesta sexta-feira no Cemitério dos Heróis, dez dias depois que a Suprema Corte do país liberasse a realização do controverso sepultamento, confirmaram hoje fontes oficiais.

O chefe da Polícia Nacional das Filipinas, Roland De la Rosa, disse hoje à emissora local "CNN Filipinas" que o corpo de Marcos, que até hoje ficava em um mausoléu no norte do país, será transportado de avião para Manila, onde chegará por volta das 11h30 (hora local) e será enterrado meia hora depois.

O enterro de Marcos, acusado de saquear os cofres das Filipinas e de ser o responsável de dezenas de milhares de mortes, torturas e prisões ilegais, acontece de forma repentina, sem que as autoridades tenham anunciado o evento.

"A família de Marcos não fez nenhum pedido especial. Apenas querem que seja muito simples, todo o possível para manter a paz e a ordem", explicou à emissora "ABS-CBN" o chefe da Polícia da Região Capitalina do país, Oscar Abayalde.

Militares e policiais foram mobilizados para o Cemitério dos Heróis de Manila para tentar evitar confrontos durante o sepultamento, que levantou uma enorme polêmica no país, já que muitos opinam que um ex-ditador não deveria ser enterrado em um cemitério reservado para figuras de destaques.

"Queremos impedir que intrusos possam atacar o túmulo", afirmou Abayalde.

O congressista Barry Gutiérrez, ex-advogado, defensor dos direitos humanos e opositor do regime de Marcos, classificou o inesperado enterro de "patético" e afirmou que se estão organizando várias protestos "para hoje e os próximos dias".

Ferdinand Marcos foi deposto em fevereiro de 1986 após ter governado Filipinas com punho de ferro durante mais de duas décadas, e morreu no exílio três anos depois.

Além de ser responsável da morte, tortura ou prisão ilegal de mais de 100 mil filipinos, Marcos se apropriou de forma ilícita de entre US$ 5 e US$ 10 bilhões, segundo a ONG Transparência Internacional, o que o torna no segundo líder mais corrupto da história, atrás apenas do indonésio Suharto.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos