Haiti anuncia fechamento de sua fronteira por eleições de domingo

Porto Príncipe, 18 nov (EFE).- O governo do Haiti anunciou nesta sexta-feira o fechamento de sua fronteira entre amanhã e domingo por causa da realização das eleições gerais no país.

Esta medida foi tomada para assegurar mais controle durante a jornada eleitoral, que será no domingo, informou o Ministério de Assuntos Interiores em comunicado.

Além disso, o Executivo garantiu que tudo está pronto para a votação de domingo.

"Estamos prontos e o ambiente é muito propício para a realização das eleições, o governo fez o máximo para garantir as eleições e colocou à disposição do Conselho Eleitoral todo o necessário", declarou o primeiro-ministro do Haiti, Enex Jean Charles.

As eleições deveriam ter ocorrido em 9 de outubro, mas foram adiadas devido à situação de calamidade causada pela passagem do furacão Matthew em 4 de outubro, quando deixou pelo menos 573 mortos e cerca de 175 mil deslocados,

Os candidatos à presidência e os candidatos aos cargos legislativos terminarão hoje a campanha eleitoral, com exceção do candidato presidencial Jovenel Moise, que ficou em primeiro lugar nas eleições anuladas de 2015, e encerrou ontem à noite sua campanha.

No total, são 27 candidatos disputando a presidência do Haiti, e também serão escolhidos 16 senadores e 25 deputados para completar o parlamento bicameral.

A comunidade internacional no país representada através do "Core Group" convidou hoje os eleitores a comparecerem às urnas para melhorar o futuro da nação, a mais pobre das Américas, e pediu aos atores que respeitassem as regras.

"As eleições são importantes para que o povo possa escolher seus dirigentes e desejamos o melhor para estas eleições", afirmou em comunicado o grupo, integrado pelos embaixadores de Brasil, Canadá, França, Espanha, Estados Unidos e União Europeia (UE), assim como o representante especial da Organização dos Estados Americanos (OEA). EFE

ed/rpr

(foto)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos