Jovens palestinos enfrentam forças de segurança da ANP em Tubas

Jerusalém, 18 nov (EFE).- Jovens palestinos entraram em confronto com as forças de segurança da Autoridade Nacional Palestina (ANP) em um acampamento de refugiados do norte da Cisjordânia, em um novo caso que evidencia a grande tensão na região nos últimos meses.

Fontes disseram nesta sexta-feira à agência local "Ma'an" que o grupo fechou na noite de ontem o acesso principal ao acampamento de Al Faraa, no distrito de Tubas, para protestar contra as recentes prisões de outros jovens que não foram acusados de crimes.

A chegada das forças da ANP gerou violentos confrontos. Os manifestantes chegaram a lançar pelo menos dois coquetéis molotov contra os agentes. A polícia respondeu com tiros para o alto antes de perseguir os manifestantes, acrescentaram as fontes.

A ANP está nos últimos meses sob uma forte onda de críticas por sucessivas operações que, nas ruas da Cisjordânia, é interpretada como parte de uma "colaboração" de segurança com Israel.

Na quarta-feira, uma mulher de 39 anos morreu e três agentes das forças de segurança palestinas ficaram feridos em enfrentamentos armados na cidade de Nablus, também na Cisjordânia.

Um jornalista local explicou à Agência Efe que o incidente está relacionado com a luta entre simpatizantes de um ex-homem forte do Fatah em Gaza, Mohamad Dahlan, expulso em 2012 pelo presidente da ANP, Mahmoud Abbas.

Desde agosto, Nablus foi palco de diversos confrontos entre agentes e grupos armados. A tensão se intensificou nas últimas semanas com uma campanha de segurança da ANP para praticar prisões e operações na busca de armas.

Em setembro, novos protestos contra a ANP explodiram depois da detenção de seis ativistas sem serem acusados formalmente na Justiça, o que gerou uma greve de fome para exigir a libertação.

Segundo a "Ma'an", os seis denunciaram terem sido torturados enquanto estavam detidos e, pouco depois, vários deles foram presos por Israel.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos