Papa diz que casamentos fracassados não estão fora da Igreja

Cidade do Vaticano, 18 nov (EFE).- O papa Francisco afirmou nesta sexta-feira que aqueles se consideram à margem da comunidade eclesial "por causa de seu fracasso conjugal" não estão fora da Igreja, em um encontro com bispos que participam de um curso no Tribunal da Rota romana.

"A Igreja do Verbo Encarnado se 'encarna' nos assuntos tristes e nos sofrimentos das pessoas, se inclina perante os pobres e que estão longe da comunidade eclesial ou se consideram fora da mesma por causa de seu fracasso conjugal", disse o pontífice.

No entanto, segundo Francisco, "estas pessoas são e continuam incorporadas em Cristo em virtude de seu batismo", e concerne aos pregadores "a grande responsabilidade (...) de não considerá-las jamais estranhas ao Corpo de Cristo, que é a Igreja".

"Estamos chamados a não excluí-las de nossa ânsia pastoral, mas a nos dedicarmos a elas e a sua situação irregular e seu sofrimento com toda premência e caridade", defendeu.

O papa já abordou esta questão em sua exortação após o Sínodo de Bispos para a Família, na qual apoiou o acompanhamento aos sacramentos, discernindo caso por caso, nas situações familiares irregulares, como os divorciados que voltaram a se casar.

Em setembro de 2015, Francisco introduziu uma reforma do processo de nulidade matrimonial, competência da Rota, e estabeleceu um procedimento mais breve e gratuito para consegui-lo.

Hoje, Francisco visitou os bispos que participam de um curso na Rota Romana sobre este novo processo matrimonial e lhes pediu para "eliminar com decisão cada impedimento de caráter mundano que dificulte a vários fiéis o acesso aos tribunais eclesiásticos".

"Questões de tipo econômico e organizacional não podem constituir um obstáculo para a verificação canônica sobre a validade de um casamento", ressaltou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos