Obama chega ao Peru para participar de sua última cúpula do Apec

Lima, 18 nov (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou no final da noite de sexta-feira ao Peru para participar de sua última cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia Pacífico (Apec), após haver visitado Grécia e Alemanha dentro da sua última agenda internacional antes de deixar o governo.

Procedente de Berlim, o Air Force One aterrissou no Aeroporto Internacional Jorge Chávez, em Lima, pouco depois das 22h (hora local), como estava previsto.

Obama participará durante o fim de semana na cúpula de líderes do Apec, cujos 21 integrantes representam 54% do Produto Interno Bruto (PIB) do mundo, um mercado de 2,8 milhões de pessoas e 50,3% das exportações mundiais.

A agenda oficial de Obama começará no sábado com uma reunião bilateral com o líder peruano, Pedro Pablo Kuczynski, e outra com os líderes dos países signatários do Acordo de Associação Transpacífico (TPP).

O TPP foi uma das apostas comerciais onde Obama colocou mais empenho, porém, o acordo não foi aprovado ainda pelo Congresso americano e o próximo presidente dos EUA, o republicano Donald Trump, o criticou abertamente, o classificando de "desastre".

Obama também participará neste sábado de um fórum aberto a perguntas com jovens líderes latino-americanos em uma universidade e já à tarde terá um encontro com seu colega chinês, Xi Jinping.

Já no domingo, Obama tem programada outra reunião, desta vez com o primeiro-ministro da Austrália, Malcolm Turnbull, e um encontro mais informal com o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau segundo a agenda divulgada pela Casa Branca.

Além disso, antes de retornar para Washington no domingo, Obama vai conceder uma entrevista coletiva no Centro de Convenções de Lima, sede da cúpula do Apec.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos