Trump conversa com secretário-geral da Otan e primeiro-ministro do Iraque

Nova York, 19 nov (EFE).- O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, informou neste sábado que conversou pela primeira vez por telefone com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, e com o primeiro-ministro do Iraque, Haider al Abadi.

Em um breve comunicado, a equipe de Trump confirmou que o republicano também dialogou com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, que já tinha anunciado a ligação ontem.

Com os três nomes, já são mais de 30 líderes que conversaram com Trump e o vice-presidente eleito dos EUA, Mike Pence, desde a vitória de ambos nas eleições norte-americanas. Por enquanto, o conteúdo dos diálogos não foi revelado.

Pelo Twitter, Stoltenberg disse que realizou uma "boa conversa" com Trump e garantiu que ambos destacaram a importância da Otan e de um aumento dos gastos com defesa. Ontem, em um ato em Bruxelas, político norueguês tinha manifestado confiança de que Trump manterá os EUA como líder da aliança militar.

"Estou totalmente convencido de que o presidente Trump manterá a liderança de Washington na Otan, assim como o destacado compromisso com a segurança na Europa porque essas são questões importantes para o Velho Continente, mas também para os EUA", disse Stoltenberg.

Durante a campanha eleitoral, Trump criticou em várias ocasiões o funcionamento da aliança e disse que iria exigir que os demais países fornecessem mais recursos se quiserem apoio dos EUA. EFE

mvs/lvl

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos