Estimativas mostram grande participação em prévia da centro-direita na França

Paris, 20 nov (EFE).- As primeiras estimativas de voto indicam uma forte participação no primeiro turno das eleições primárias da coalizão de centro-direita na França, muito acima da registrada há cinco anos nas primárias organizadas pelos socialistas.

O prognóstico do instituto de pesquisa Elabe, divulgado pelo canal de notícias "BFMTV", situa o número em entre 3,9 e 4,3 milhões de eleitores, ou seja, em torno de 10% do total do eleitorado na França.

Em 2011, no único precedente similar de um grande partido no país, 2,6 milhões de pessoas participaram do primeiro turno das primárias socialistas.

Às 17h locais (14 de Brasília), mais de 2,5 milhões de pessoas já tinham votado nas mais de 10 mil seções dispostas, mas esse número corresponde somente a 70% das seções que tinham divulgado essa informação.

Segundo pôde constatar a Agência Efe, longas filas se formaram em Paris nas seções eleitorais, que deixaram de admitir novos eleitores a partir das 19h locais (16 de Brasília), apesar de a votação continuar em seu interior.

Muitos eleitores afirmaram que seu objetivo era escolher o candidato que melhor possa resistir ao avanço da líder de extrema-direita Marine le Pen nas eleições presidenciais de abril e maio do ano que vem.

Sete candidatos concorrem à candidatura presidencial entre os conservadores, e três deles - o ex-presidente Nicolas Sarkozy e os ex-primeiros-ministros Alain Juppé e François Fillon - partem como favoritos.

A eles se somam os ex-ministros Bruno Le Maire, Nathalie Kosciusko-Morizet e Jean-François Copé, além do presidente do partido democrata-cristão Jean-Frédéric Poisson.

Os dois candidatos mais votados hoje passarão para o segundo turno, que será realizado no próximo domingo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos