Promotoria implica presidente sul-coreana em um caso de corrupção

Seul, 20 nov (EFE).- A Promotoria da Coreia do Sul informou neste domingo que a presidente do país, Park Geun-hye, está implicada em um grave caso de corrupção e tráfico de influência que atinge uma amiga e assessora sua, informou a agência "Yonhap".

A equipe de promotores que investiga o caso anunciou hoje que apresentou acusações contra Choi Soon-sil, a amiga da presidente que está presa desde o final de outubro, por abuso de autoridade ao supostamente ter pressionado empresas para que doassem quantidades milionárias a duas fundações sem fins lucrativos.

O caso conhecido como "Choi Soon-sil Gate" gerou enorme indignação entre os sul-coreanos que semanalmente desde que o escândalo foi noticiado se manifestaram maciçamente para pedir a renúncia da presidente.

Além disso, também serão julgados por este caso dois ex-colaboradores da presidente, An Chong-bum e Jeong Ho-seong, acusados de entregar documentos governamentais e presidenciais a Choi.

A presidente é suspeita de conspirar com os três acusados em muitas das acusações, segundo afirmou hoje a Promotoria.

Os advogados de Park rejeitaram na semana passada que os promotores tomasse declaração da presidente até que se apresentasse acusações formalmente contra Choi, por isso que se espera que o interrogatório aconteça nos próximos dias.

Choi Soon-sil, apesar de não ostentar nenhum cargo público, supostamente modificou os discursos de Park, interveio de forma oculta em assuntos de Estado e captou fundos de forma ilícita utilizando sua influência para depois ficar com parte deles.

O caso desencadeou a maior crise política que a presidente conservadora enfrentou desde que assumiu o poder em 2013 e cuja popularidade vem caindo nos últimos tempos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos