Cazaquistão e R.Tcheca buscam fortalecer cooperação política e econômica

Astana, 21 nov (EFE).- O ministro das Relações Exteriores da República Tcheca, Lubomir Zaoralek, se reuniu nesta segunda-feira com seu equivalente do Cazaquistão, Erlan Idrissov, e o presidente, Nursultan Nazarbayev, para discutir sobre cooperação política e econômica.

Zaoralek aterrissou no país centro-asiático com a ministra de Desenvolvimento Regional, Karla Slechtova, e representantes de mais de 24 companhias tchecas que participarão de uma série de fóruns de negócios na capital Astana e em Almaty, a maior cidade do Cazaquistão.

"Hoje discutimos novas áreas de cooperação entre Cazaquistão e República Tcheca, que tem grande potencial em engenharia, agricultura e saúde. Estas áreas terão prioridade", disse Idrissov em entrevista coletiva depois de se reunir com Zaoralek.

O chefe da diplomacia cazaque disse que, apesar de mais de 100 empresas de joint venture já estarem operando na maior economia da Ásia Central, "Cazaquistão e República Tcheca têm enorme potencial para uma maior expansão da cooperação".

Ao ressaltar as relações culturais entre os dois países, Idrissov lembrou que centenas de jovens cazaques estudam atualmente na República Tcheca e que mais de 100 mil turistas do Cazaquistão visitam o país europeu a cada ano.

Idrissov anunciou que, em breve, será erguido um monumento ao poeta cazaque do século XIX Abay Qunanbayuli no centro de Praga.

Zaoralek afirmou que também foram tomadas medidas para melhorar a cooperação política, como o apoio de seu país à candidatura do Cazaquistão para o posto de membro não permanente no Conselho de Segurança da ONU entre 2017-2018.

"Em abril deste ano, ratificamos um acordo para a ampliação de colaboração e cooperação entre Cazaquistão e a União Europeia. A República Tcheca foi o quarto país em apoiar o documento", disse Zaoralek.

Mais tarde, o chefe da diplomacia tcheca se reuniu com o presidente Nazarbayev no palácio presidencial Akorda.

Zaoralek entregou a Nazarbayev uma carta do presidente tcheco, Milos Zeman, na qual o líder europeu confirma sua intenção de participar da inauguração da exposição EXPO-2017 Astana sobre a energia do futuro.

Espera-se que cerca de 5 milhões de pessoas visitem a Exposição Internacional que será realizada entre os dias 10 de junho e 10 de setembro de 2017 em Astana.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos