Guterres visitará China na próxima semana na busca de cooperação com a ONU

Pequim, 21 nov (EFE).- O secretário-geral eleito da ONU, António Guterres, visitará a China entre os dias 28 e 29 de novembro para reforçar a cooperação entre a organização que liderará a partir de 2017 e o país, anunciou nesta segunda-feira o Ministério das Relações Exteriores.

A convite do governo chinês, Guterres irá pela primeira vez ao gigante asiático desde que foi nomeado, no mês passado, como próximo secretário-geral das Nações Unidas por aclamação.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Geng Shuang, ressaltou hoje, em entrevista coletiva, a "importância" que Pequim concede à visita de Guterres, que deve se reunir com os líderes do país -sem especificar quais- e com o titular das Relações Exteriores, Wang Yi.

"A China espera que a visita do senhor Guterres melhore a confiança mútua, busque consensos e olhe para o futuro", disse Geng.

O governo chinês também espera tratar com o próximo secretário-geral da ONU, que substituirá Ban Ki-moon, a situação internacional, o futuro desenvolvimento das Nações Unidas e a cooperação entre esta organização e a China, explicou o porta-voz. EFE

avc/ff

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos