Irã aplicará opções que tem sobre a mesa se EUA não cumprirem com acordo

Teerã, 21 nov (EFE).- O Irã advertiu nesta segunda-feira que "executará" as opções que dispõe se os Estados Unidos não aprovarem definitivamente o acordo alcançado pelo Grupo 5+1 com este país, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Bahram Qasemi.

O porta-voz iraniano se referiu assim aos projetos de lei que estão pendentes de aprovação no Congresso dos Estados Unidos e que são contrários a esse pacto alcançado pela China, EUA, França, Reino Unido e Rússia, mais Alemanha, com o Irã sobre seu programa nuclear.

"Se forem aprovados de forma definitiva estes projetos de lei, aplicaremos seguramente as opções que temos sobre a mesa e não esperaremos seu seguinte passo", disse Qasemi, segundo informou a agência oficial iraniana de notícias "Irna".

Além disso, indicou que seu país "vigia" esse processo legislativo, já que ainda são projetos de lei, mas se obtiver o sinal verde dos congressistas americanos, Teerã "atuará como for necessário e de maneira essencial".

O presidente eleito dos Estados Unidos, o republicano milionário Donald Trump se mostrou contrário a qualquer pacto com o Irã.

Em maio do ano passado, o Senado americano aprovou um projeto de lei liderado pelos republicanos que exigia uma revisão do Congresso a qualquer acordo que o Grupo 5+1 (China, alcançasse com o Irã sobre seu programa nuclear, e marcava uns prazos para que esse pacto pudesse ser revertido.

Em janeiro deste ano, o presidente dos Estados Unidos, o democrata Barack Obama, assinou a ordem executiva para um histórico levantamento das sanções atômicas contra o Irã, mas deu de cara com a oposição republicana, que rejeita frontalmente esse acordo e especialmente o levantamento de sanções econômicas ao país asiático. EFE

ar/ff

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos