Popularidade de Trump cresce 9% após as eleições, aponta pesquisa

Washington, 21 nov (EFE).- A popularidade do presidente eleito dos Estados Unidos Donald Trump cresceu 9% desde as eleições de 8 de novembro, nas quais o republicano venceu a candidata democrata, Hillary Clinton, segundo uma pesquisa publicada nesta segunda-feira pelo jornal "Político".

A pesquisa revela que 46% dos indagados têm uma opinião favorável ou muito favorável de Trump, enquanto 12% têm uma visão um pouco desfavorável e 34% uma opinião muito desfavorável do milionário nova-iorquino, que será investido como novo presidente dos Estados Unidos em 20 de janeiro.

Segundo a pesquisa do "Político", desde seu triunfo eleitoral, a popularidade de Trump subiu 9%, ao passar de 37% justo antes do pleito a 46% atualmente.

Do mesmo modo, as opiniões adversas ao republicano caíram 15% ao passar de 61% antes das eleições a 46%.

"A popularidade de Trump entre os eleitores alcançou novos máximos desde que se tornou presidente eleito", destacou o chefe da pesquisa do "Politico", Kyle Dropp, que afirmou que é comum que os novos presidentes vivam uma "lua-de-mel" com a opinião pública depois das eleições.

Para realizar sua pesquisa, o jornal "Político" e a empresa Morning Consult entrevistaram 1.885 eleitores registrados, dos quais 33% se identificaram como democratas, 32% como independentes e 33% como republicanos.

A pesquisa tem uma margem de erro de 2%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos