Terremoto de magnitude 7,3 no nordeste do Japão ativa alerta de tsunami

Tóquio, 21 nov (EFE).- Um forte terremoto de magnitude 7,3 na escala Ritcher sacudiu nesta terça-feira (data local) a cidade de Fukushima, no nordeste do Japão, e fez com que fosse ativado um alerta de tsunami, segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA).

O terremoto aconteceu às 5h59 (hora local; 18h59 de segunda-feira em Brasília) e teve hipocentro a 10 quilômetros de profundidade no litoral de Fukushima, a cerca de 200 quilômetros da capital do país, Tóquio.

O tremor, que foi fortemente sentido em Tóquio, teve magnitude 5 na escala japonesa, que tem máximo de 7.

As autoridades japonesas ativaram rapidamente um alerta de evacuação para a chegada de um tsunami com ondas de até três metros de altura no litoral de Fukushima e de um metro no litoral de outras quatro cidades: Miyagi, Ibaraki, Iwate e Chiba.

Os serviços de trem do leste do Japão foram suspensos após o terremoto, e ainda não houve registro de incidentes de grandes proporções devido ao tremor, informou a agência de notícias "Kyodo".

As usinas nucleares que ficam em áreas afetadas pelo tremor, incluindo a de Fukushima, não relataram incidentes, segundo a rede pública de televisão "NHK".

Em 11 de março de 2011, um violento terremoto de magnitude 9 e posterior tsunami mataram mais de 18 mil pessoas e causou a crise nuclear de Fukushima.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos