Trump diz ter "mente aberta" para acordos contra mudança climática

Nova York, 22 nov (EFE).- O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira que está considerando a possibilidade de retirar o país dos acordos internacionais sobre mudança climática, mas ressaltou que tem "mente aberta" sobre o tema.

"Estou observando muito de perto. Tenho uma mente aberta sobre isso", disse o presidente eleito, em um encontro com jornalistas do "The New York Times", ao ser perguntado sobre a possibilidade de que os EUA saiam do Acordo de Paris sobre clima.

Durante sua campanha, Trump prometeu em várias ocasiões a retirada do país deste pacto, já em vigor e ratificado pelo governo Barack Obama.

Trump foi também questionado sobre se acredita que as atividades humanas estão ligadas ao aquecimento do planeta.

"Acredito que há alguma conexão. Alguma coisa. Depende de quanto", respondeu.

Muitos dirigentes do Partido Republicano negam que o homem esteja por trás da mudança climática, uma teoria que Trump pareceu apoiar em alguns momentos.

O magnata nova-iorquino chegou a se referir à mudança climática como uma invenção da China para prejudicar os EUA - uma ideia que ainda pode ser lida em uma mensagem que ele publicou no Twitter em 2012 -, mas depois negou tê-lo dito durante um debate presidencial.

Ainda em suas considerações sobre as medidas contra a mudança climática, Trump afirmou hoje que está levando em conta também "quanto custarão" às empresas americanas e o possível efeito delas na competitividade do país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos