Espanha e Brasil acordam estreitar diálogo e veem potencial de crescimento

Madri, 23 nov (EFE).- Os ministros das Relações Exteriores do Brasil, José Serra, e da Espanha, Alfonso Dastis, acordaram nesta quarta-feira estreitar o diálogo político e as posturas nos principais temas da agenda internacional e regional, e concordaram que há um grande potencial para a troca comercial entre ambos países.

Ambos ministros se reuniram hoje em Madri no terceiro dia da visita de Serra ao país, na qual ontem foi recebido pelo rei Felipe VI e pelo presidente do Governo, Mariano Rajoy.

O encontro de hoje é uma continuação das reuniões de alto nível entre autoridades da Espanha e Brasil que foram realizadas há pouco menos de cinco meses, segundo um comunicado enviado por ambos países.

Rajoy e o presidente brasileiro, Michel Temer, se reuniram por ocasião da última Cúpula do G20 na China em setembro deste ano.

Dastis e Serra consideram que é um bom momento para aprofundar uma "relação já vigorosa, fundada no acervo de sólidas raízes econômicas, comerciais, culturais, educativas e de intensa cooperação em matéria de defesa e de ciência e tecnologia".

Por isso, ambos países compartilham a vontade de estreitar o diálogo político e a postura nos principais temas da agenda internacional e regional.

Os ministros reconhecem, além disso, que ainda há "um grande potencial para o crescimento e diversificação dos intercâmbios comerciais e o investimento".

A Espanha é o segundo investidor estrangeiro no Brasil e o país ibero-americano se encontra entre os três primeiros destinos de novos investimentos espanhóis no exterior.

O fluxo comercial bilateral segue crescendo, apesar de ter passado por um ano de contração.

O Brasil é atualmente o mercado mais importante para a Espanha na América Latina.

Por isso, os ministros se felicitaram pela realização em Madri do evento "Invest in Brazil" sobre oportunidades de investimento em infraestrutura, logística e energia.

O objetivo do evento foi apresentar às grandes empresas e investidores espanhóis os projetos e oportunidades em novas obras e concessões previstas pelo governo de Temer, em particular para a melhora da infraestrutura de transportes e serviços.

Ambos ministros expressaram, além disso, satisfação pelos recentes avanços nas negociações entre a UE e Mercosul para conseguir o acordo de associação.

O ministro José Serra destacou o papel da Espanha na União Europeia e sua visão favorável ao acordo.

"Brasil e Espanha decidiram seguir trabalhando conjuntamente para o êxito das negociações", destaca o comunicado.

Na sua visita, Serra convidou o Rei e Mariano Rajoy para visitar o Brasil.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos