Espanha e Brasil buscam ser "parceiros estratégicos com relação privilegiada"

Madri, 23 nov (EFE).- Os ministros de Relações Exteriores da Espanha, Alfonso Dastis, e do Brasil, José Serra, se reuniram em Madri nesta quarta-feira com o objetivo de transformarem os países em "parceiros estratégicos" a curto e longo prazo e manter assim uma "relação privilegiada" em nível econômico e político.

"Esperamos que a visita seja uma plataforma de lançamento de uma aproximação importante nas relações entre Brasil e Espanha", afirmou Dastis na entrevista coletiva concedida por ambos após a reunião em Madri.

Serra, que finaliza uma visita oficial de três dias à Espanha, destacou que a meta do Brasil é ter uma "relação privilegiada" com a Espanha em nível político, econômico e cultural.

Em um contexto internacional de "relativa incerteza", disse Dastis, é essencial que ambos os países "cooperem" para enfrentar os desafios.

O representante da diplomacia espanhola se mostrou confiante de que há espaço para fortalecer as relações, principalmente no plano dos investimentos e do comércio, "onde devemos melhorar", mas também em áreas como meio ambiente, inovação, ciência e tecnologia.

Os ministros decidiram continuar trabalhando para que o acordo de livre-comércio entre a União Europeia (UE) e o Mercosul se torne uma realidade.

Serra ressaltou que a Espanha é "um ator de peso" no fomento das negociações entre UE e Mercosul e que o bloco sul-americano quer que o acordo se materialize.

"A Espanha é um apoio muito importante e vai ser ainda mais, seguida por Itália e Portugal", acrescentou o ministro brasileiro, que considerou que o país europeu "pode ser um excelenteparceiro / de investimentos" em campos como educação e política científica e tecnológica, entre outros.

Segundo Serra, em "um momento de incerteza" após o "Brexit", a vitória de Donald Trump nos Estados Unidos, os conflitos internacionais e o papel "ainda a ser definido" da China, "os amigos têm que se unir".

"Não queremos que a Espanha seja nosso vocalizador, mas que seja nosso advogado, junto com Portugal", destacou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos