Legisladores propõem rebatizar capital do Cazaquistão com nome do presidente

Astana, 23 nov (EFE).- Deputados e senadores do Cazaquistão propuseram nesta quarta-feira, durante uma sessão parlamentar conjunta, perpetuar o nome do atual presidente, Nursultan Nazarbayev, rebatizando a capital do país.

Alguns integrantes do parlamento cazaque querem mudar o nome de Astana ("capital", em cazaque), pelo de Nursultan ou Nazarbayev para homenagear a atuação do líder durante os 25 anos de mandato.

"Astana pode ser renomeada e ter o nome de seu primeiro presidente, de seu criador, de seu fundador", disse o congressista Kuanysh Sultanov, encarregado de ler a "Declaração do 25º aniversário da Independência do Cazaquistão" no parlamento.

"O dinheiro (que custaria para mudar o nome) seria gasto por uma boa causa, para a formação da identidade nacional e da história do Estado", opinou o parlamentar.

Nazarbayev, encarregado de aceitar ou rejeitar este tipo de medida, já negou uma proposta similar no 20º aniversário da independência do país. O chefe de Estado cazaque, de 76 anos, propiciou em 1998 a mudança da capital de Almaty, a maior cidade do país, para Astana.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos