Milícias xiitas cercam quase totalmente a cidade de Mossul pelo oeste

Erbil (Iraque), 23 nov (EFE).- As milícias xiitas Multidão Popular tomaram o controle nesta quarta-feira de toda a região ao oeste de Mossul e conseguiram assim rodear a cidade, principal reduto do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) no Iraque, exceto uma estrada pela qual os jihadistas ainda podem entrar e sair da cidade.

O dirigente das milícias Abu Mahdi al Mohandes afirmou em comunicado que a cidade está rodeada "totalmente", exceto a estrada que une Mossul com a estratégica cidade de Tal Afar, também em mãos do grupo radical.

Al Mohandes acrescentou que as milícias trabalham para tomar o controle dessa estrada "nas próximas horas".

Além disso, explicou que as milícias xiitas alcançaram a região de Sinjar, a 120 quilômetros ao oeste do Mossul, onde se encontram desdobradas as tropas curdas "peshmergas", que lutam principalmente na frente de batalha setentrional.

A nota acrescentou que, desta forma, conclui a quarta etapa das operações da Multidão Popular na frente ocidental, após ter conquistado seus objetivos "com sucesso" e ter expulsado o EI de amplas zonas localizadas ao oeste de Mossul.

Em 17 de outubro, as forças governamentais iraquianas e as curdas lançaram uma grande ofensiva para tentar arrebatar do EI a província de Ninawa e sua capital, Mossul, que foi conquistada pelos terroristas em 2014.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos