ONU e Cazaquistão esperam frutífera cooperação durante mandato de Guterres

Astana, 23 nov (EFE).- O secretário-geral eleito da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, e o presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, expressaram nesta quarta-feira confiança na manutenção de uma positiva cooperação entre ambas as partes durante uma reunião em Astana.

Guterres e Nazarbayev sustentaram a necessidade de uma colaboração entre o país e a organização internacional no marco da escolha do Cazaquistão como membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU.

"Pode contar com o apoio do Cazaquistão em suas desafiantes atividades como secretário-geral", disse Nazarbayev.

Guterres, por sua vez, agradeceu o apoio do presidente cazaque durante seu trabalho como Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) e disse ter esperanças de uma cooperação ainda mais eficaz.

"Visitei várias vezes seu país e ei de agradecer sua sempre extremamente positiva atitude. Com certeza como secretário-geral visitarei Cazaquistão com ainda mais frequência", disse Guterres.

Durante a visita, o secretário-geral da ONU se reuniu também com o presidente do Senado cazaque, Kassym-Jomart Tokayev, a quem ele disse que tem a intenção de estabelecer uma plataforma de trabalho de cooperação entre ONU e Cazaquistão.

"Seu país tem uma sólida tradição de mediação e diálogo. Isto é particularmente importante hoje em dia, quando prevalece a desconfiança no mundo entre países e poderes regionais", sustentou Guterres durante a reunião com Tokayev em Astana.

O novo secretário-geral da ONU disse que as áreas importantes de cooperação entre o país centro-asiático e a organização internacional deveriam ser o problema do desarmamento, a luta contra o terrorismo, o diálogo inter-religioso e o desenvolvimento econômico.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos