Trump elege pela primeira vez uma mulher para importante posto no governo

Washington, 23 nov (EFE).- O presidente eleito americano, Donald Trump, elegeu nesta quarta-feira a governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley, para representar os Estados Unidos perante a ONU, no que constitui a primeira nomeação de uma mulher para um posto importante no futuro governo do milionário.

Fontes ligadas ao futuro líder, citadas por veículos de imprensa americanos, asseguram que hoje será feita oficialmente a nomeação de Haley como embaixadora dos Estados Unidos perante a ONU, cargo ocupado atualmente por Samantha Power.

Haley, de 44 anos e governadora da Carolina do Sul desde 2011, se opôs a Trump durante o processo ds primárias do Partido Republicano e deu seu apoio, primeiro, ao senador pelo estado da Flórida, Marco Rubio, e quando este foi eliminado, ao senador pelo Texas, Ted Cruz.

Apesar dessa inicial oposição, o nome de Haley soou como possível companheira de chapa de Trump como candidata vice-presidencial, cargo que acabou em mãos do governador de Indiana, Mike Pence.

Fontes citadas por veículos de imprensa americanos indicam que Haley, como representante dos Estados Unidos perante a ONU, fará parte do gabinete presidencial, um nível de importância que alguns presidentes republicanos não conferiram aos representantes do país perante as Nações Unidas.

Na quinta-feira passada, Haley manteve uma reunião "boa" com o presidente eleito na Trump Tower de Manhattan, em Nova York, onde falaram de "múltiplos temas", segundo disse a própria governadora à imprensa em sua saída do encontro.

A assessora do milionário nova-iorquino, Kellyanne Conway, que atua como porta-voz da equipe de transição, disse que a governadora tinha chegado a Nova York para dar "conselhos" e falar do "grande sucesso" que teve como máxima autoridade executiva da Carolina do Sul.

O jornal "The Wall Street Journal" antecipou ontem à noite que Haley era a candidata com mais possibilidades de se transformar na representante dos Estados Unidos na ONU.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos