Topo

Atentado do EI mata 75 pessoas ao sul de Bagdá

24/11/2016 13h55

Bagdá, 24 nov (EFE).- Pelo menos 75 pessoas morreram nesta quinta-feira pela explosão de um carro-bomba na cidade iraquiana de Al Hala, ao sul de Bagdá, segundo informaram à Agência EFE fontes das Forças de Segurança iraquianas.

O atentado, que também deixou mais de 30 feridos, teria sido obra do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), segundo a agência de notícias "Amaq", filiada aos jihadistas.

A maior parte das vítimas são peregrinos iranianos que foram ao Iraque para a comemoração dos 40 dias do aniversário da morte do imã Hussein, falecido no ano 680, e que estavam visitando a seu país. EFE

Este ano milhões de fiéis xiitas - iraquianos e estrangeiros - tomaram parte nessa celebração religiosa, apesar da frágil situação de segurança vivida no Iraque.

A fonte detalhou que o carro bomba explodiu junto a um posto de gasolina na região de Al Shumli, no leste de Al Hala, capital da província de Babel, a 100 quilômetros ao sul de Bagdá.

A explosão também causou danos materiais e o incêndio de veículos e prédios próximos ao local do ataque.

A "Amaq" anunciou que o EI está por trás deste novo atentado contra os xiitas, que costumam ser alvo de ataques da organização jihadista.

Em uma breve nota divulgada através da internet, a "Amaq" afirmou que mais de 200 "visitantes xiitas" morreram e ficaram feridos em uma "operação de martírio (perpetrada) com um veículo bomba nos arredores da cidade de Al Hala".