Topo

Erdogan e Putin falam sobre situação na Síria em conversa telefônica

25/11/2016 14h33

Ancara, 25 nov (EFE).- O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, manteve uma conversa telefônica com seu colega russo, Vladimir Putin, na qual trataram sobre a situação na Síria, informou nesta sexta-feira a agência de notícias "Anadolu".

A conversa telefônica ocorreu um dia depois que quatro soldados turcos morreram perto da cidade síria de Al Bab em um ataque aéreo que Ancara atribuiu ao governo sírio.

Erdogan e Putin trocaram informações sobre esse ataque, da mesma forma que sobre a operação turca Escudo do Eufrates no norte da Síria e acordaram intensificar os esforços para atenuar a crise humanitária em Aleppo, segundo a agência turca.

A Rússia é o principal aliado internacional do presidente sírio, Bashar al-Assad, enquanto a Turquia apoia facções armadas que tratam de derrocá-lo.

Turquia e Rússia estão em processo de normalização de suas relações depois das tensões que gerou a derrubada em novembro de 2015 de um caça-bombardeiro russo perto da fronteira com a Síria por parte de um F-16 turco.

A Turquia lançou em agosto a operação Escudo do Eufrates para expulsar o jihadista Estado Islâmico de suas fronteiras e evitar que as milícias curdo-sírias conseguissem conectar em um só corredor seus territórios no nordeste e no noroeste da Síria.

Nessa operação morreram até agora 17 soldados turcos.