Topo

Resultados preliminares revelam que Fillon venceu primárias da direita

27/11/2016 18h24

Paris, 27 nov (EFE).- O ex-primeiro-ministro François Fillon obtém uma clara vantagem com relação a seu rival, o também antigo chefe de governo Alain Juppé, nos primeiros resultados divulgados do segundo turno das primárias de centro-direita na França.

Com a apuração de 2.121 centros eleitorais dos mais de 10 mil habilitados para a votação, Fillon está com 69,5% dos votos, enquanto Juppé tem 30,5%.

A Alta Autoridade das Primárias - comitê independente encarregado de organizar a votação à qual concorrem partidos de centro e de direita - anunciou que, faltando números definitivps, a participação aumentou com relação ao primeiro turno, que registrou pouco mais de 4 milhões de votos. A presidente da Autoridade, Anne Levade, explicou que os resultados serão atualizados ao longo da noite, embora espere-se que a partir das 23h (horário local, 21h em Brasília) eles sejam praticamente definitivos.

Apesar de a apuração ter acabado de começar, as manifestações de euforia já são notadas no comitê de Fillon. Os porta-vozes oficiais de Juppé, por sua vez, já aceitam publicamente sua derrota.

Fillon, primeiro-ministro de 2007 a 2012 durante a presidência de Nicolas Sarkozy, partia como o grande favorito, segundo todas as pesquisas, após seu claro triunfo no primeiro turno, com mais de 44% dos votos.

A votação estava aberta a todos os eleitores maiores de 18 anos, com a condição fazer uma contribuição de 2 euros (pouco mais de R$ 7) e assinar uma carta de adesão aos valores de centro e de direita. EFE

er/cdr