Topo

Turquia detém jornalistas de "BBC" e "Voice of America" que cobriam acidente

27/11/2016 11h29

(Atualiza com detenção de outro jornalista)

Istambul, 27 nov (EFE).- Hatice Kamer, uma jornalista que trabalha para o serviço turco da "BBC", e Khajijan Farqin, repórter da rádio "Voice of America" (VOA), foram detidos pelas autoridades turcas enquanto noticiavam um acidente em uma mina de cobre na região de Siirt, no sudeste da Turquia.

De acordo com "VOA", Farqin foi detido no sábado em um ponto de controle quando se dirigia a uma mina que desmoronou no último dia 17 e soterrou 16 mineradores.

Fontes da família de Farqin declararam que não puderam ligar para o jornalista porque, sob o estado de emergência decretado após o fracassado golpe de estado do dia 15 de julho, os detidos não podem entrar em contato com um advogado durante os primeiros cinco dias de detenção.

No mesmo dia e na mesma região, as autoridades turcas prenderam Kamer, que trabalha para a "BBCTürkce" e para a rádio alemã "WDR" e é membro do conselho de administração da associação de jornalistas no sudeste da Turquia.

Kamer foi detida no momento em que entrevistava parentes dos mineradores que morreram no desmoronamento da mina e ainda não se sabe o motivo pelo qual foi apreendida pelas autoridades.

O acidente noticiado soterrou 16 trabalhadores das minas e as equipes de resgate recuperaram dez corpos. As buscas ainda continuam, mas sem esperanças de encontrar pessoas com vida.

Segundo a Plataforma para o Jornalismo Independente na Turquia, 125 jornalistas permanecem em prisão preventiva e três mil profissionais do setor da comunicação foram demitidos, enquanto as autoridades fecharam 160 veículos de imprensa.

Na quinta-feira passada, o Parlamento Europeu condenou "firmemente" o expurgo impulsionado pelas autoridades turcas, que afetou, além da imprensa, o Judiciário, as Forças Armadas e o funcionalismo público.