Cinzas de Fidel Castro saem de Santa Clara e seguem rumo a Camagüey

Havana, 1 dez (EFE).- A caravana que transporta as cinzas do ex-presidente de Cuba Fidel Castro partiu na manhã desta quinta-feira de Santa Clara, onde a comitiva passou a noite no monumento a Che Guevara, com direção à província de Camagüey.

A comitiva iniciou seu percurso às 7h locais (10h de Brasília) do monumento onde repousam os restos do guerrilheiro argentino e, após percorrer cerca de dois quilômetros, cruzou o parque Leoncio Vidal, no centro da cidade, onde o veículo que transporta a urna com as cinzas de Fidel parou por alguns minutos.

Milhares de pessoas, que desde a madrugada se amontoavam nas ruas de Santa Clara e no parque, celebraram a passagem do cortejo fúnebre que refaz, ao revés, o percurso da "Caravana da Liberdade" da Revolução Cubana de 1959.

Diante do edifico da biblioteca de Santa Clara, onde esperavam uniformizados meia dúzia de veteranos que acompanharam Fidel Castro na luta, centenas de pessoas entoaram o hino nacional cubano enquanto a caravana permanecia estacionada.

Assim que acabou o hino, entre gritos de "Fidel, Fidel, Fidel", a caravana com as cinzas do ex-presidente seguiu seu caminho pela rodovia central em direção a Camagüey, onde a comitiva pernoitará.

A urna de cedro envolvida pela bandeira cubana passará pelas províncias de Sancti Spiritus e Ciego de Ávila, antes de fazer sua segunda parada.

A caravana deve chegar no sábado, dia 3, a Santiago de Cuba, onde as cinzas de Fidel serão sepultadas no domingo no cemitério Santa Ifigenia, no qual repousam alguns dos heróis da independência na ilha, entre eles o Herói Nacional José Martí.

Fidel Castro morreu na última sexta-feira aos 90 anos de idade em Havana. Para homenagear o líder da Revolução, Cuba decretou um luto de nove dias que terminará à meia-noite de domingo, 4 de dezembro. EFE

jcr/rpr

(foto)(vídeo)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos