Conselho de Segurança da ONU respalda novo acordo de paz na Colômbia

Nações Unidas, 2 dez (EFE).- O Conselho de Segurança da ONU respaldou nesta quinta-feira o novo acordo de paz na Colômbia e deu as boas-vindas a sua ratificação no Congresso do país.

Em comunicado pactuado pelos 15 membros, o Conselho de Segurança louvou o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) por "seu compromisso para pôr fim ao conflito depois de mais de 50 anos" e felicitou os que trabalharam durante as últimas semanas para fechar um novo acordo.

Além disso, os membros do Conselho "deram as boas-vindas à liderança mostrada" pelo Executivo e pela guerrilha para manter o cessar-fogo e confiaram que as partes continuarão com sua "cooperação positiva".

Nesse sentido, apostaram em "começar rapidamente com a implementação deste acordo histórico para assegurar uma transição rumo à paz que beneficie a todos os colombianos".

Por último, o Conselho de Segurança deixou claro que seguirá apoiando o processo de paz, como já estabeleceu em uma resolução após a finalização do primeiro acordo entre o governo e as Farc.

O Conselho foi o responsável por autorizar o envio de uma missão da ONU à Colômbia, que forma o componente internacional do mecanismo tripartite para supervisionar o cessar-fogo, no qual participam também representantes do governo e das Farc.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos