Hamburgo terá esquema com 13.200 policiais para reunião ministerial da OSCE

Berlim, 1 dez (EFE).- As autoridades da cidade alemã de Hamburgo prepararam um esquema com 13.200 policiais para a reunião de ministros das Relações Exteriores da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) que será realizada nos dias 8 e 9 de dezembro.

O esquema utilizará agentes de diferentes corpos de segurança procedentes de vários estados federados alemães, para reforçar as forças estabelecidas em Hamburgo.

A expectativa é que a reunião receba delegações governamentais dos 57 Estados-membros, a maioria das quais estarão lideradas pelos titulares das Relações Exteriores.

Segundo as autoridades de Hamburgo, coincidindo com a reunião foram convocadas cinco manifestações de grupos político diversos, que se imagina que não acarretarão maiores riscos já que se prevê que não concentrarão mais que algumas centenas de participantes.

No entanto, se mantém alto o alerta geral contra ataques terroristas que rege há meses em toda a Alemanha e serão reforçados os dispositivos de segurança em Hamburgo durante os dias precedentes à reunião e até seu encerramento.

O tema central do encontro, na parte final do ano de presidência alemã da OSCE, será o conflito do leste da Ucrânia, questão que também ocupou uma reunião prévia de caráter informal, realizada no último mês de setembro na cidade alemã de Potsdam.

O governo alemão, e muito especialmente seu ministro das Relações Exteriores, o social-democrata Frank-Walter Steinmeier, está muito comprometido com a busca de uma solução política ao conflito ucraniano.

Berlim acolheu a última cúpula do chamado "quarteto de Normandia" - entre os líderes de Rússia, Ucrânia, Alemanha e França -, realizada em outubro com a intenção de impulsionar a implementação dos acordos de Minsk.

A esse encontro se seguiu nesta semana uma nova reunião dos titulares das Relações Exteriores dos quatro países, na capital bielorrussa, onde não se obteve avanço algum no objetivo de estabelecer um roteiro para encerrar o conflito.

Após a reunião ministerial da OSCE será realizada, no início de julho de 2017, a cúpula do G20, também em Hamburgo, como evento final da presidência rotativa alemã do grupo dos países industrializados e emergentes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos