Reino Unido parabeniza Colômbia por aprovação de acordo de paz "histórico"

Londres, 1 dez (EFE).- O ministro de Relações Exteriores do Reino Unido, Boris Johnson, parabenizou nesta quinta-feira o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, e "todo o povo da Colômbia" pelo acordo de paz "novo e histórico" entre o governo e as Farc.

"Quero parabenizar o presidente Santos e o povo da Colômbia neste voto histórico, que respalda um novo acordo de paz do qual se beneficiarão todos os colombianos", afirmou o chefe da diplomacia britânica em comunicado, divulgado pelo Foreign Office.

A Câmara dos Representantes da Colômbia referendou ontem, por maioria absoluta, o tratado de paz assinado no dia 24 de novembro entre o governo e a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que foi aprovado na terça-feira também no Senado.

Com 130 votos a favor e nenhum contra, o plenário da câmara, com 166 cadeiras, aprovou o segundo pacto fechado pelas partes para pôr fim a 52 anos de conflito armado e agora o caminho livre está livre para proceder a sua implementação.

"O acordo é o resultado de quatro anos de árduas negociações entre o governo e as Farc", avaliou Johnson.

Ele elogiou as relações históricas entre ambos os países e prometeu que o Reino Unido "continuará apoiando a Colômbia em seu caminho rumo à paz".

"Reino Unido e Colômbia compartilham laços históricos, valores comuns e objetivos de paz e prosperidade. Recebemos encantados o presidente Santos no início de novembro em uma visita oficial, na qual a primeira-ministra (Theresa May) anunciou um aumento no apoio econômico para o processo de paz colombiano", ressaltou.

"Continuaremos apoiando a Colômbia em sua viagem rumo à paz e vamos continuar encorajando os esforços para poder coletar os benefícios da paz em toda a Colômbia", concluiu Johnson.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos