Sobe para 10 o número de mortos em incêndio no Tennessee (EUA)

Washington, 1 dez (EFE).- O número de mortes em um incêndio em um parque nacional do estado do Tennessee, nos Estados Unidos, e dois povoados próximos subiu para dez nesta quinta-feira, enquanto foram contabilizados 14.500 evacuados, 700 edifícios destruídos, 17.100 hectares queimados e 74 pessoas hospitalizadas, informaram autoridades locais.

O prefeito do condado de Sevier, Larry Waters, explicou em entrevista coletiva que três corpos foram achados nas últimas horas, com o que o número de mortos aumentou para dez.

O incêndio, que as autoridades consideram "provocado", se estendeu na segunda-feira do Parque Nacional Great Smoky Mountains até as localidades turísticas de Gatlinburg e Pigeon Forge (parte do Condado de Sevier), nas quais 14.000 e 500 pessoas, respectivamente, tiveram que ser evacuadas.

Os fortes ventos do domingo passado propagaram o incêndio até a área de Gatlinburg na segunda-feira, após originar-se em uma trilha das montanhas a 16 quilômetros da cidade, segundo a porta-voz do Serviço de Parques Nacionais, Dana Soehn.

Dos 17.100 hectares destruídos pelo fogo, 10.850 se encontram dentro do parque.

O prefeito também explicou que a busca de Gatlinburg e outras áreas afetadas por incêndios está diminuindo.

"Acredito que é justo dizer que os trabalhos de resgate estão diminuindo e que temos uma alta porcentagem de todas as áreas que foram penteadas. Um grande porcentagem da cidade e do condado foi monitorada e espero que completemos amanhã", acrescentou o prefeito.

Por sua vez, a prefeita de Gatlinburg, Cindy Ogle, garantiu que os moradores da cidade das áreas evacuadas poderão visitar suas propriedades na sexta-feira para verificar seu estado.

As autoridades locais continuarão abrindo o acesso aos residentes paulatinamente a partir de sábado e até terça-feira da semana que vem.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos