Suspeitas indicam que soldados turcos capturados pelo EI estão na Síria

Beirute, 1 dez (EFE).- Os dois soldados turcos que foram capturados há dois dias pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI) no noroeste da Síria, poderiam estar na cidade de Al Bab, reduto dos jihadistas na província de Aleppo, disse nesta quinta-feira uma fonte opositora.

"Recebemos informações que indicam que os soldados estão dentro de Al Bab", revelou à Agência Efe por telefone o coronel Ahmad Ozman, porta-voz da Brigada Sultan Murad, que participa junto com outras facções armadas sírias de uma ofensiva contra o EI em Aleppo, com apoio de aviões e carros de combate turcos.

O coronel Ozman explicou que os militares da Turquia foram capturados pelos extremistas quando participavam de uma operação para se infiltrarem em uma região a noroeste de Al Bab.

O líder opositor não descartou a possibilidade de negociar com os radicais para sua libertação. "Talvez no futuro, quem sabe?", disse Ozman.

Desde agosto, vários grupos armados sírios desenvolvem a operação Escudo do Eufrates, ao lado de forças turcas, para expulsar o EI de Aleppo e conter o avanço das milícias curdas.

Atualmente, a ofenisva concentra suas forças para impor um cerco completo em torno de Al Bab, que "está cercada por três lados, só falta o sul", afirmou o coronel Ozman.

Segundo o jornal turco "Cumhuriyet", o subcomandante da coalizão internacional contra o EI, Rupert Jones, afirmou que a aliança está apoiando a Turquia na tentativa de resgatar os dois soldados.

As forças armadas da Turquia emitiram um comunicado ontem que confirmava o desaparecimento dos militares na área de Al Bab, a 45 quilômetros da fronteira turca.

O EI reivindicou através da agência de notícias "Amaq", que é vinculada aos terroristas, a captura dos soldados nas imediações da cidade de Al Dana, próxima a Al Bab.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos