ÁUSTRIA ELEIÇÕES

Por ocasião das eleições presidenciais que serão realizadas na Áustria no próximo domingo, dia 4 de dezembro, como repetição do pleito invalidado mês passado de maio, a Agência Efe envia hoje uma série de matérias com os seguintes conteúdos:.



POPULISMO - A Áustria espera encerrar neste domingo um interminável processo de escolha de seu novo presidente, que já dura quase um ano, com uma das votações mais importantes da história do país, da qual pode sair o primeiro chefe de Estado ultranacionalista da União Europeia (UE).



IMIGRAÇÃO - Embora os ultranacionalistas austríacos sejam conhecidos por suas severas críticas xenofóbicas, não são poucos os imigrantes naturalizados que apostarão nas eleições presidenciais deste domingo no candidato da direita Norbert Hofer por variadas razões: da incerteza econômica a preconceitos culturais.



VAN DER BELLEN - O ecologista Alexander Van der Bellen é a grande esperança dos cidadãos da Áustria que querem evitar que o ultradireitista Norbert Hofer se torne o novo presidente do país nas eleições deste domingo, que foram convocadas após a invalidação do pleito realizado em 23 de maio pelo Tribunal Constitucional por irregularidades formais - embora não por manipulações - na apuração de votos.



HOFER - O candidato ultradireitista à presidência da Áustria, Norbert Hofer - amante das armas, contrário à União Europeia e que diz defender "o povo comum" contra a "elite" -, gosta de se descrever como um moderado e, ao mesmo tempo, defender com um sorriso suas ideias xenofóbicas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos