Coreia do Norte ameaça com "duras medidas" após novas sanções da ONU

Seul, 2 dez (EFE).- A Coreia do Norte criticou nesta sexta-feira as novas sanções adotadas pela ONU contra o país, e afirmou que a resolução "eleva a tensão" e vai gerar "medidas de resposta mais duras de autodefesa", segundo a agência estatal "KCNA".

A resolução adotada ontem pelo Conselho de Segurança da ONU representa "outro excesso de autoridade e uma violação da soberania da República Popular Democrática da Coreia (RPDC, nome oficial da Coreia do Norte)", e foi aprovada "sob instruções dos Estados Unidos", afirmou a agência em comunicado.

O regime liderado por Kim Jong-un defendeu seus últimos testes nucleares como "medidas práticas" para lidar com a "ameaça nuclear" e as sanções aplicadas pelos Estados Unidos e "outras forças hostis", acrescentou a nota.

"Muitos países, incluindo todos os membros permanentes do Conselho de Segurança, realizaram até o momento milhares de testes nucleares e lançamentos de mísseis, mas o Conselho nunca fez nada a respeito", ressaltou a "KCNA".

O comunicado destacou que a resolução aprovada por unanimidade "desencadeará medidas mais duras de autodefesa" por parte da Coreia do Norte.

A nova decisão do Conselho de Segurança da ONU reforça uma série de sanções que este órgão veio aplicando nos últimos anos e especialmente o duro pacote imposto, após o teste nuclear realizado em janeiro, materializadas na resolução anterior 2270.

As novas sanções se concentram em reduzir as exportações de carvão da Coreia do Norte, sua principal venda significativa para o exterior e fonte de divisas, e proíbe também a de outros materiais como cobre ou prata, além de impor outras restrições comerciais.

Além disso, a Coreia do Sul anunciou na véspera que trabalha em coordenação com os EUA e Japão para decretar, de forma iminente, novas sanções unilaterais a Coreia do Norte, complementando a resolução da ONU para punir seu teste nuclear mais recente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos