Corpos de bolivianos mortos em acidente aéreo na Colômbia são repatriados

Medellín (Colômbia), 2 dez (EFE).- Os caixões com os restos mortais dos cinco bolivianos que morreram no acidente com o avião que transportava a delegação da Chapecoense para a cidade de Medellín foram enviados nesta sexta-feira à Bolívia após receberem uma despedida da Força Aérea Colombiana (FAC).

Soldados da FAC se posicionaram por onde passaram os caixões até o avião Hércules da Força Aérea Boliviana (FAB) que veio para buscá-los no Comando Aéreo de Combate No.5 da FAC em Rionegro, onde está fica o aeroporto José María Córdova, de Medellín.

Quatro caixões e uma urna com cinzas foram carregados por militares da FAC até a aeronave, e receberam na pista a bênção de um padre, que convidou os presentes a "continuar com os bons exemplos" das pessoas que morreram no acidente.

No avião foram levados para a Bolívia os corpos dos tripulantes Miguel Quiroga (piloto), Ovar Goytia (copiloto), Sisy Arias (copiloto), Romel Vacaflores (assistente de voo) e Alex Quispe (despachante).

O acidente provocou a morte de outros dois membros da tripulação, o paraguaio Gustavo Encina e o venezuelano Ángel Lugo, cujos corpos foram levados para seus países em aviões comerciais.

Outros dois tripulantes bolivianos, a comissária Ximena Suárez e o técnico de voo Erwin Tumiri, foram resgatados com vida em meio aos destroços da aeronave e se recuperam dos ferimentos em hospitais de Medellín.

O avião Hércules com os caixões chegará primeiro ao departamento de Pando, de onde era o piloto da aeronave, e posteriormente irá a Santa Cruz de la Sierra, onde serão recebidos os outros quatro corpos.

No avião viajam também familiares das vítimas e membros do governo boliviano que foram à Colômbia para coordenar o retorno de seus compatriotas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos