Minoria chinesa bate recorde do Guinness com banquete de 3,7 km

Pequim, 2 dez (EFE).- A minoria étnica dos Dong, que habita em zonas montanhosas do centro e sul da China, alcançou o recorde do Guinness de banquete mais longo do mundo, no qual participaram mais de 10 mil pessoas em uma mesa de 3,7 quilômetros de extensão, afirmou nesta sexta-feira a imprensa local.

Segundo relatou o jornal "Guizhou Metropolis Daily", da província onde foi realizado o banquete, este ocorreu na cidade de Liping para dar as boas-vindas ao Ano Novo da minoria Dong (1º de dezembro), e para ele foram utilizadas 1.730 mesas contíguas colocadas em uma estrada local.

No banquete, ao qual muitos convidados compareceram vestindo seus chamativos trajes tradicionais, foi servido carne de cordeiro, peixe, aves, sopa azeda, vinho de arroz e outras especialidades dos Dong, uma etnia famosa na China por seus cantos polifônicos e suas enormes pontes de madeira.

Ao banquete também estiveram presentes inspetores do Livro Guinness procedentes do escritório regional de Xangai e que homologaram o recorde, já que até agora o banquete de maior extensão havia sido realizado na Arábia Saudita no ano passado com mesas que mediram no total 1,7 quilômetros.

Segundo a imprensa local, os Dong são um povo muito hospitalar para o qual é especialmente importante que seus banquetes tenham o maior número de pessoas possível, e suas festividades do Ano Novo, que costumam ser próximas ao solstício de inverno, estão incluídas na lista de Patrimônio Cultural Nacional.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos