Rússia denuncia preparação de ciberataques contra seu sistema financeiro

Moscou, 2 dez (EFE).- O Serviço Federal de Segurança (FSB, antiga KGB) da Rússia denunciou nesta sexta-feira que serviços secretos estrangeiros estão preparando ciberataques a partir do próximo dia 5 com o objetivo de desestabilizar o sistema financeiro do país.

"Se estabeleceu que os servidores e os centros de comando para realizar os ciberataques se encontram no território da Holanda e pertencem à companhia ucraniana BlazingFast", diz o comunicado do FSB.

A ofensiva cibernética, segundo a nota oficial, contempla o envio em massa de SMS e de publicações provocadoras nas redes sociais sobre uma "crise do sistema financeiro-creditício da Rússia, sobre quebras e a revogação de licenças de uma série de grandes bancos de nível nacional e regional".

"Essas ações estão sendo planejadas contra dezenas de cidades da Federação da Rússia", afirmou o FSB, que reiterou que adota "todas as medidas necessárias para neutralizar as ameaças à segurança econômica e cibernética do país".

Em outubro, o governo de Estados Unidos acusou oficialmente a Rússia dos ciberataques que, entre outras coisas, facilitaram a publicação de 20 mil e-mails do Comitê Nacional Democrata por parte do site "Wikileaks".

Segundo Washington, esses ataques tinham como objetivo influenciar a campanha presidencial americana.

Na França, segundo o jornal "Le Monde, as autoridades alertaram os partidos políticos para possíveis ataques cibernéticos russos durante a campanha das eleições presidenciais de 2017.

A publicação francesa informou que, no dia 26 de outubro, a Secretaria-Geral de Defesa e Segurança Nacional da França reuniu responsáveis em informática das principais legendas com representação parlamentar para notificá-los sobre esse alerta.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos