Tailandeses formam longas filas para conseguir foto de novo monarca

Bangcoc, 2 dez (EFE).- Milhares de tailandeses aguardaram nesta sexta-feira, pacientemente, em longas filas para conseguir o retrato do novo monarca da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, no dia seguinte à sua nomeação.

Funcionários públicos também começaram a pendurar a imagem do soberano, de 64 anos, em avenidas, parques e shoppings, onde fotos da família real costumam ficar expostas, segundo a TV local.

Vajiralongkorn foi proclamado rei ontem após uma audiência no Palácio Dusit, em Bangcoc, com a presença do primeiro-ministro, Prayut Chan-ocha, e do regente temporário, Prem Tinunlasonda. O novo rei sucede seu pai, o venerado monarca Bhumibol Adulyadej, que faleceu em 13 de outubro, aos 88 anos, após sete décadas no poder. A coroação formal, no entanto, só acontecerá após a cremação de Bhumibol, em outubro do ano que vem.

A proclamação tem efeito retroativo. Com isso, o reinado de Vajiralongkorn começou oficialmente em 13 de outubro deste ano.

Bhumibol foi o único soberano que a maioria dos tailandeses conheceu. Considerado quase divino, ele era símbolo de união. O novo rei, em contrapartida, viveu grande parte da vida no exterior, alheio aos afazeres da Coroa e não herdou o carisma do pai.

Além de assumir a coroa, Vajiralongkorn terá o controle do Escritório de Propriedades da Tailândia, que foi avaliado em US$ 35 bilhões pela revista "Forbes", que considera à Casa Real tailandesa a mais rica do mundo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos