Forças sírias tomam controle de novo bairro rebelde de Aleppo

Cairo, 3 dez (EFE).- As forças do regime sírio tomaram o controle total do bairro Tariq al Bab, no nordeste de Aleppo, neste sábado, após violentos enfrentamentos com as facções islâmicas, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Com este bairro, que era controlado pelas facções desde 2012, o Exército sírio conseguiu assegurar o domínio da estrada do aeroporto de Aleppo, que a Rússia quer utilizar em breve, acrescentou a ONG.

Os enfrentamentos entre as forças governamentais e os rebeldes coincidiram com o bombardeio de artilharia por parte das forças do regime e de aviões militares.

Segundo o Observatório, nos combates morreram e ficaram feridos um número indeterminado de rebeldes e de membros das forças do regime.

Na última semana, as forças armadas sírias e seus aliados conquistaram 14 distritos do leste de Aleppo, que estavam em poder de grupos rebeldes e islâmicos, o que fez com que dezenas de milhares de deslocados fugissem a outras partes da cidade.

Por outro lado, o Observatório acrescentou que a liderança do Estado Islâmico (EI) no Iraque pediu a seus colegas na província síria de Al Raqqa e a outros dirigentes jihadistas que se dirigissem a território iraquiano para "escolher um substituto para (o líder do EI) Abu Bakr al Bagdadi".

Em 12 de novembro, o governador da província iraquiana de Ninawa, Nofal Hamadi al Sultan, afirmou que al-Baghdadi tinha fugido de Mossul, capital dessa província e atual alvo de uma ofensiva das forças iraquianas.

Nesse dia, Al Sultan afirmou que a última gravação de áudio emitida por al-Baghdadi indicava que se encontra fora de Mossul, sem oferecer mais detalhes sobre esta conclusão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos