Taiwan em expectativa após conversa entre Trump e presidente Tsai

Taipé, 3 dez (EFE).- A conversa por telefone nesta sexta-feira entre o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, e sua colega taiuanesa, Tsai Ing-wen, gerou altas expectativas sobre uma maior cooperação entre Washington e Taipé.

O Escritório Presidencial de Taiwan confirma hoje em comunicado que a conversa durou mais de dez minutos e que nela se trataram temas econômicos e de defesa.

Além disso, afirma que Tsai esper que Trump seja um "excelente governante" e pediu apoio aos EUA para conseguir uma maior participação internacional de Taiwan, um território que se declara soberano e independente, mas que é considerado por Pequim uma "província rebelde" e, por isso, parte de seu território.

Durante a conversa, Trump e Tsai "assinalaram os vínculos econômicos, políticos e de segurança que existem entre Taiwan e Estados Unidos", segundo informou a equipe de transição de Trump.

A ligação aconteceu em um momento tenso para as relações entre Pequim e Taipé, após a chegada ao poder em janeiro passado de Tsai, do independentista Partido Democrata Progressista (PDP).

Taiwan não mantém laços diplomáticos com os EUA e são restritos os contatos oficiais a alto nível, devido à oposição chinesa, mas após a conversa agora se fala no território de um aumento dos intercâmbios.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos