Zagueiro da Chapecoense Alan Ruschel respira sem ajuda de aparelhos

Bogotá, 3 dez (EFE).- O jogador Alan Ruschel, zagueiro da Chapecoense que sofreu um acidente aéreo na terça-feira passada perto da cidade colombiana de Medellín no qual morreram 71 pessoas e seis mais ficaram feridas, começou a respirar sem ajuda de aparelhos, informou neste sábado sua família.

"Estou muito contente com a recuperação do meu filho. Já está desinchado e respirando sem ajuda da máquina. Agora está comendo sem a ajuda da sonda e após muitos dias de angústia pude escutar sua voz", disse o pai do zagueiro, Flávio Ruschel.

A encarregada de divulgar as boas notícias foi Alissen, irmã de Alan, que publicou no Instagram uma foto e as palavras de seu pai.

"Perguntou quando ia voltar para casa, o que tinha acontecido, se alguém mais tinha saído ferido. Disse a ele que o avião tinha feito uma aterrissagem forçada. Também lhe contei que Follmann e Neto estavam no hospital. Deixei que visse um vídeo que a família lhe enviou e ficou feliz", prosseguiu o pai, segundo a publicação de Alissen.

Em declarações a jornalistas Flávio Ruschel agradeceu "ao povo e às autoridades colombianas o apoio" recebido pelas famílias das vítimas e sobreviventes do acidente.

"Ninguém economiza esforços para que os quatro que estão aqui se recuperem, e as famílias estamos unidas trocando experiências, tentando nos ajudar entre nós. Estamos contentes com a evolução dos quatro que, em um verdadeiro milagre, conseguiram se salvar nesta tragédia", disse.

Do acidente sobreviveram os jogadores Ruschel, Jackson Follman e Hélio Neto; o jornalista Rafael Valmorbida Henzel, e os tripulantes Ximena Suárez (aeromoça) e Erwin Tumiri (técnico).

Roger Valmorbida, primo de Henzel, disse que o dia a dia após o acidente "é uma luta constante".

"Estamos nos fortalecendo na Colômbia. É muito emocionante cada vitória, cada conquista de nossos familiares, isso nos dá alegria, disse.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos