Abrem primeiros colégios da repetição das presidenciais na Áustria

Viena, 4 dez (EFE).- Os primeiros colégios eleitorais abriram hoje na Áustria às 6h (horário local, 3h em Brasíli) para dar início à repetição das eleições presidenciais entre o ecologista Alexander Van der Bellen e o ultranacionalista Norbert Hofer.

O pleito do dia 22 de maio, vencido por Van der Bellen por uma estreita margem, foi invalidado pela Justiça austríaca perante uma série de irregularidades na apuração dos votos, que no entanto não afetavam o resultado nem implicavam manipulações.

As pesquisas falam novamente de um empate técnico entre os dois rivais, separados na primeira votação por apenas 31 mil votos.

No total, cerca de 6,4 milhões de austríacos com direito de voto, dentro e fora do país, foram convocados a escolher seu presidente federal para os próximos seis anos.

Apesar da presidência federal austríaca ser um cargo mais protocolar, muitos governos da União Europeia (UE) veem com preocupação que Hofer possa se tornar o primeiro chefe de Estado da extrema direita populista em um país membro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos