Começa na Itália a votação de referendo sobre reforma constitucional

Roma, 4 dez (EFE).- Os colégios eleitorais abriram neste domingo na Itália às 7h (horário local, 4h em Brasília) para receber os votos dos cerca de 51 milhões de cidadãos com direito a participar do referendo sobre a reforma constitucional do governo de Matteo Renzi.

As urnas ficam abertas até as 23h (20h), quando começará a apuração de votos.

Vários meios de comunicação anunciaram que divulgarão pesquisas de boca de urna e estimativas de voto após o fechamento da votação.

Os italianos foram convocados a referendar a reforma constitucional aprovada pelo Parlamento e que, entre outras coisas, retira a função legislativa ao Senado, em uma consulta que não necessita de nível mínimo de participação para que seu resultado seja válido.

A atenção está voltada para as consequências do resultado do voto, já que Renzi vinculou inicialmente sua continuidade à frente do Executivo à vitória no referendo.

As últimas pesquisas cuja publicação se autorizou foram divulgadas na semana passada e nele os partidários do "não" à reforma superavam em dez pontos (55% contra 45%) os defensores do "sim".

O texto ao que os eleitores terão que responder com um "sim" ou um "não" é o seguinte:

"Aprova o texto da lei constitucional concernente a 'disposições para a superação do bicameralismo paritário, a redução do número de parlamentares, a contenção dos custos de funcionamento das instituições, a supressão do Cnel e a revisão do Título V da Constituição' aprovado pelo Parlamento e publicado no diário oficial número 88 do dia 15 de abril de 2016?".

Renzi disse na sexta-feira, no encerramento da campanha do referendo, que a norma não servirá para reforçar o governo, mas para dar credibilidade, futuro e dignidade ao país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos